Tags

, , , , , , , , , , , , , ,

Depois de uma enxurrada de lançamentos no período pré-Oscar, o número de bons filmes que chegam às salas nacionais parece diminuir, mas mesmo assim não são poucas as produções interessantes que vão chegar às telas brasileiras nos próximos meses. Após conferir o cronograma de estreias de 2012 no site Filme B (filmeb.com.br), fiz uma lista com os dez filmes que mais tenho expectativa para assistir, por diferentes motivos. Vamos a ela:

10) O Espetacular Homem-Aranha (The Amazing Spider-Man), de Marc Webb

Sinopse: Peter Parker encontra uma pista que pode ajudá-lo a entender o motivo de seus pais terem desaparecidos quando ele era criança. Em sua busca, Parker entra em rota de colisão com o Dr. Curt Connors, ex-sócio de seu pai
Elenco: Andrew Garfield, Emma Stone, Sally Field, Martin Sheen
Provável data de estreia: 6 de julho
Motivo para estar na lista: Gosto do trabalho anterior de Marc Webb (500 Dias com Ela) e o vejo como um diretor promissor. Por isso acho que será interessante comparar a sua versão do Homem Aranha àquela que veio às telas nos três filmes de Sam Raimi. Além disso, acredito que Andrew Garfield – que já demonstrou ser um bom ator em A Rede Social e Não Me Abandone Jamais – tem totais condições de realizar um melhor desempenho do que Tobey Maguire no papel de Peter Parker


9) Xingu, de Cao Hamburger

Sinopse: A saga dos irmãos Villas Bôas, idealizadores da reserva do Parque do Xingu, primeira terra indígena homologada pelo governo federal, em 1961
Elenco: João Miguel, Felipe Camargo e Caio Blat
Provável data de estreia: 6 de abril
Motivo para estar na lista: Além de ter realizado ótimos trabalhos na TV (como Castelo Rá-Tim-Bum), Cao dirigiu em 2006 o belo O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias, filme que fala da época da Ditadura Militar através do olhar de um menino. Seis anos depois, ele retorna agora com este filme que, além de tratar de um tema pouco explorado no cinema brasileiro, é protagonizado por um trio de atores muito talentosos.


8) Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios, de Beto Brant e Renato Ciasca

Sinopse: Um triângulo amoroso envolve Cauby, um fotógrafo de passagem pelo interior da Amazônia, a bela e instável Lavínia e seu marido, o pastor Ernani, que acredita ser possível consertar as contradições do mundo. Lavínia, o corpo; Cauby, o olhar; Ernani, a palavra – os três vértices de uma paixão incandescente, em meio à natureza ameaçada pela devastação.
Elenco: Camila Pitanga, Gustavo Machado, Zé Carlos Machado, Gero Camilo, Adriano Barroso e Antônio Pitanga
Provável data de estreia: 20 de abril
Motivo para estar na lista: Beto Brant é um dos diretores mais interessantes do cinema brasileiro e já fez obras marcantes como O Invasor.


7) O Abismo Prateado, de Karim Ainouz

Sinopse: Violeta é uma dentista de 40 anos, casada e com um filho adolescente, ela está pronta para começar mais um dia em sua rotina , quando recebe um mensagem desconcertante e embarca em uma jornada pelas ruas do Rio de Janeiro. Inspirado na música Olhos nos Olhos, de Chico Buarque.
Elenco: Alessandra Negrini, Thiago Martins, Otto Jr., Carla Ribas, Milton Gonçalves, Luisa Arraes e Camila Amado
Provável data de estreia: Abril
Motivo para estar na lista: Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo, de Ainouz e Marcelo Gomes, é uma das experiências mais inventivas e bem-sucedidas do recente cinema brasileiro. Além dele, Karim dirigiu O Céu de Suely e roteirizou Abril Despedaçado, de Walter Salles, e Cinema, Aspirinas e Urubus, de Marcelo Gomes.

6) Pé na Estrada (On The Road), de Walter Salles

Sinopse: Narra a viagem de um escritor, que vai com a família e amigos de Nova York até Los Angeles. Adaptação do famoso livro de Jack Kerouac.
Elenco: Kristen Stewart, Sam Riley, Garrett Hedlund, Kirsten Dunst e Viggo Mortensen
Provável data de estreia: 15 de junho
Motivo para estar na lista: Walter Salles tem uma obra-prima no currículo (Central do Brasil) e outros bons filmes (Abril Despedaçado, Diários de Motocicleta e Linha de Passe). Em On The Road, ele terá o desafio de não decepcionar os fãs do cultuado livro de Kerouac.


5) Carnage, de Roman Polanski

Sinopse: Dois casais resolvem ter um encontro cordial depois que seus filhos se envolvem em uma briga na escola.
Elenco: Jodie Foster, Kate Winslet, Christoph Waltz e John C. Reilly
Provável data de estreia: 1º de junho
Motivo para estar na lista: Polanski é um dos maiores cineastas vivos e já fez obras-primas como Chinatown e O Pianista. O seu último filme, O Escritor Fantasma, mostra que o diretor ainda está em forma e pode realizar grandes filmes


4) 360, de Fernando Meirelles

Sinopse: Um olhar sobre o que acontece quando pessoas de classes sociais diferentes se envolvem fisicamente.
Elenco: Rachel Weisz, Jude Law, Anthony Hopkins, Ben Foster e Maria Flor
Provável data de estreia: 18 de maio
Motivo para estar na lista: Fernando Meirelles é um caso raro de diretor que fez sua obra-prima já no primeiro filme. No momento, só me lembro de outros dois cineastas na mesma situação: Orson Welles (Cidadão Kane) e Sidney Lumet (12 Homens e Uma Sentença). Mesmo tendo feito bons filmes após Cidade de Deus (O Jardineiro Fiel e Ensaio Sobre a Cegueira), Meirelles ainda deve um grande trabalho em sua aventura internacional.

3) Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (The Dark Knight Rises), de Christopher Nolan

Sinopse: Oito anos após os eventos de Batman – O Cavaleiro das Trevas, um líder terrorista chega a Gotham City e força o retorno de Batman, que havia assumido a culpa pelos crimes de Harvey Dent.
Elenco: Christian Bale, Joseph Gordon-Levitt, Tom Hardy, Anne Hathaway, Liam Neeson, Garty Oldman, Michael Caine, Marion Cotillard e Morgan Freeman.
Provável data de estreia: 27 de julho
Motivo para estar na lista: Christopher Nolan é um dos diretores que vem sabendo realizar superproduções que tenham algo a dizer. Este foi o caso de Cavaleiro das Trevas, com seu realismo extremo, e A Origem, com seu intrincado mergulho nos sonhos humanos. Assim, esta continuação de Batman, com o elenco principal sendo mantido e ainda ampliado com adições de peso, tem tudo para ter o mesmo sucesso.


2) Nero Fiddled (ou To Rome With Love), de Woody Allen

Sinopse: Indisponível.
Elenco: Jesse Eisenberg, Penélope Cruz, Alec Baldwin, Ellen Page, Woody Allen e Roberto Benigni
Provável data de estreia: 1º de junho
Motivo para estar na lista: O novo filme de Woody Allen, que foi filmado em Roma, já teve dois nomes divulgados. Ele dá prosseguimento ao tour do grande diretor pela Europa, que teve filmes em Barcelona (Vicky Cristina Barcelona), Londres (Match Point e Você Vai Conhecer o Homem dos Seus Sonhos) e Paris (Meia-Noite em Paris). Destes, só Você Vai Conhecer o Homem dos Seus Sonhos foi decepcionante. Dessa forma, são altas as chances de Woody acertar de novo em solo europeu, ainda mais com um elenco que inclui o talentoso Jesse Eisenberg (de A Rede Social), Penélope Cruz, Ellen Page e o próprio Allen, que não atuava desde Scoop – O Grande Furo.

1) Novo projeto de Terrence Malick

Sinopse: Depois de um casamento fracassado com uma europeia, um homem se reconecta com uma mulher de sua cidade natal.
Elenco: Rachel Weisz, Ben Affleck, Javier Bardem, Rachel McAdams, Jessica Chastain, Michael Sheen e Olga Kurylenko
Provável data de estreia: 17 de agosto
Motivo para estar na lista: Este será o sexto filme na carreira de Malick, e aquele que será lançado na menor distância em relação ao anterior. Depois da obra-prima A Árvore da Vida, filme ousado e universal, o diretor parece agora querer fazer um trabalho mais comum na forma e no conteúdo, tendo em vista a sinopse divulgada. Tratando-se de Malick, no entanto, sempre é melhor esperar boas surpresas.

Anúncios